Luta da pessoa com deficiência deve ser lembrada todos os dias

A inclusão deve ser diária e apoiada por todos; limitações não tornam às pessoas com deficiência diferente de outros

Hoje, 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência Física. A data foi instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133, porém, em 1982, a data já era celebrada por iniciativa dos movimentos sociais.

A data coincide com o Dia da Árvore, o que não é mera coincidência. A data foi escolhida pois representa o renascer das plantas, simbolizando o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade.

De acordo com os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Número este que pode ser bem maior, considerando que o último censo foi realizado em 2010 e que o deste ano foi adiado devido a pandemia do novo Coronvírus.

Mesmo com uma data, a luta deve ser diária e devemos destacar que a deficiência não é uma doença e sim uma condição inerente ao indivíduo. Outro ponto importante é que, essa luta não é somente das pessoas com deficiência, todos podem batalhar pela causa, por um sistema mais inclusivo para todos.

Para a paratleta Veri Real, eles devem ser reconhecidos sempre, em pequenas ações, independente de uma data. “Acredito que devemos ser sempre reconhecidos, mas devagar vamos conquistando um espacinho aqui e outro ali. Ainda existe preconceito com a gente”.

A pessoa com deficiência não deve se sentir diferente dos outros, apesar das limitações, todos têm seu espaço.

“Eu não me sinto diferente de ninguém e acho uma pena quem não consegue ver assim. Muitas pessoas que nasceram sem limitação as vezes por algum fator pode se tornar um de nós. Luto muito pelos meus direitos e nunca deixarei os meus sonhos de lado. Vou atrás de cada um deles com toda forca. O impossível só existe para os que não sonham! ”, finaliza Veri Real.

Paratleta não se deixa abater e mostra que limitações podem ser superadas.

Conheça a história da Veri Real, fique ligado nas redes sociais veri.real_avidasemlimites e no blog http://paratletaverireal.com.br/

Post criado 24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo