Quem Sou

Veri Real e os cavalos a transformação de uma vida

A jovem de 24 anos hoje é uma paratleta da modalidade do Três Tambores, mas quem a conheceu diria que ela não andaria.

Veridiana Tranjan Real,conhecida carinhosamente por Veri Real, contudo teve paralisia cerebral de nível motor dois e alguns médicos afirmaram que provavelmente não iria andar e nem falar e sua vida seria limitada a poucas ações, devido ao alto comprometimento do cérebro.

Entretanto, como coração e força de mãe não desiste nunca, contrariando tudo e a todos, Andrea Real, mãe de Veri, colocou-a em cima de um cavalo com apenas um ano e meio de idade!

“Ela me apresentou o que hoje é minha maior alegria, os cavalos!”, fala Veri.

Cirurgias

Assim, foram cinco cirurgias realizadas, a primeira aos 3 anos de idade para alongar os tendões adutores , a segunda – com 5 anos para alongar os tendões tibiais, a terceira – aos 8 anos repetiu o mesmo processo, ficando na cadeira de rodas. Aos 13 anos passou por um bloqueio de Botox, mas o tratamento não durou nem dois meses, devido a grande extensão muscular que deveria atender e aos 15 anos sua deformidade óssea estava muito grande, ocasionando a perda de todos os seus movimentos. Foi submetida a uma cirurgia muito evasiva: osteotomia bilateral femoral, ósteotomia tibial direta e ósteotomia do pé esquerdo. Foram inúmeras horas de cirurgia, meses de tratamento a base de morfina para suportar as dores, reabilitação de quase 2 anos para que voltasse a andar.

Em meio a todos esses processos e cirurgias o cavalo sempre esteve presente na vida de Veridiana. Aos três anos de idade começo no Hipismo e participava de competições. Ela sempre ressaltou que o cavalo são suas pernas e com ele se sente em liberdade.

Por conta dos comprometimentos cerebrais o cavalo também foi fundamental no seu desenvolvimento escolar.

Aos 20 anos de idade tento passando por inúmeras superações e ilimitações, mas sempre com os cavalos. Veri queria algo mais, sentia que faltava algo em sua vida que a motivasse a ir além.

“Já conhecia os Três Tambores e pensei e aí nesse esporte está o que falta pra mim no cavalo, adrenalina!”, conta.

Uma nova fase na vida de Veri

Então ela enviou um e-mail para a Associação dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha – ABQM contando a sua história e falando da vontade de participar das provas, em uma categoria que fosse de acordo com suas limitações.

A ideia foi acatada e a ABQM criou acategoria para Paratleta com níveis diferentes de acordo com a limitação dos participantes, dividindo-os por handicaps.

“Isso mudou muito minha vida. Eu curto mostrar para as pessoas que ter uma limitação, não significa que está impossibilitada pode fazer tudo que a gente quer. Basta ser determinada, focada é ter pensamentos positivos, em coisas boas e alegres. Eu sou muito feliz com essa categoria, pois ela mudou muito minha autoestima, fiz muitas amizades, conheci e conheço a cada prova muita gente”, detalha Veri.

E completa. “ Essa adrenalina que sinto nas pistas é o que faltava na minha vida em cima do cavalo. É montada nele que sinto que posso correr mais, sinto focada, segura, coisa que antes eu não era. Desenvolvi muito minha concentração, pois no começo eu tinha muitas dores e mesmo assim eu ia treinar. Teve uma vez que eu corri estava morrendo de dor, mas corri até o fim, mesmo com dor, pois a felicidade que isso trás é maior do que a dor que eu estava sentindo na corrida”.

Veri Real depende da mãe para algumas coisas, mas quando entra em uma pista ela diz que só Deus e ela ese sente independente, capaz!

Andrea Real, a mãe de Veri acabou abdicando de muitas coisas da sua vida, sempre pensando no bem maior e desenvolvimento dela, mas a cada conquista em pista e a cada passo a mais dado em sua evolução no andar, e em pequenas ações, tudo é válido.

Superações

Nos Três tambores Veri Real se supera a cada prova. Quando começou no esporte seu tempo era na casa dos 29 segundos e hoje ela já está na casa dos 21 segundos.

“Tudo pode ser realizado mesmo com limitações, o impossível só existe para quem não sonha”, ressalta a paratleta.

Hoje ela participa das grandes competições dos Três Tambores e reconhecida por onde passa por toda sua história e determinação e querem a ver em pista. E inclusive de outras duas modalidades: Rédeas e Seis Balizas. Já são mais de 50 campeonatos que ela participou, conquistando 9 fivelas, 39 troféus e inúmeras medalhas.

Ela é muito ativa nas suas redes sociais no instagram @veri.real_avidasemlimites / Fan Page @paratletaveri / Face: @veri.real

“Veri Real a vida sem limites”

- credito foto Kauê de Oliveira

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo